quarta-feira, 18 de maio de 2011

A graça de Deus


Ao cumprimentar alguém, talvez você já tenha ouvido: “Não estou tão bem quanto gostaria, mas melhor do que mereço”. Por trás dessa resposta parece estar um pensamento bem humano de querer sempre algo mais. Mas também há o reconhecimento de que, aquilo que se possui, se tem de graça. Graça é um dom que se recebe sem merecimento.

O apóstolo Paulo escreve aos cristãos de Roma: “Essa escolha se baseia na graça de Deus e não no que eles fizeram. Porque, se a escolha se baseasse no que as pessoas fazem, então a sua graça não seria a verdadeira graça” (Rm 11.6). Ele afirma que Deus escolheu o povo de Israel baseado em sua graça, e não naquilo que o povo “merecia”. Também explica que se as pessoas merecessem uma graça, então não seria graça. A graça é o que recebemos de Deus sem merecer.

O apóstolo Paulo também enfatiza esta graça de Deus é importante, porque assim como o povo de Israel, nós e todas as pessoas não temos nada que nos faça merecer a graça de Deus. O pecado que está em nós contamina de tal forma as nossas ações, que elas sempre são desagradáveis aos olhos divinos. Por isso não conseguimos agradar a Deus com nossas ações contaminadas, mas podemos confiar no favor e no amor de Deus por causa de sua graça.

Essa graça se revelou em seu Filho, Jesus Cristo, que por compaixão e misericórdia se entregou em sacrifício em nosso lugar. Foi por graça, e não por merecermos, que Cristo nos deu a Salvação na cruz. Confiantes na maravilhosa graça de Deus que cuida sempre de nós enquanto estamos aqui no mundo, quando alguém nos pergunta “Como vai?”, podemos responder: “Não tão bem quanto gostaria, mas muito melhor que mereço, graças a Deus.”

Reverendo
Egon Starosky

Nenhum comentário: