terça-feira, 19 de maio de 2009

Por que comemorar a Ascensão?

É uma pena que uma data tão importante quanto à Ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo passe muitas vezes despercebida no calendário cristão e na nossa vida em geral. Inclusive, por causa do calendário civil carregado de feriados religiosos, ela é obscurecida por outras datas, como Corpus Christi, uma celebração que tem um significado secundário, para não dizer pagão.

Deveríamos prestar mais atenção à Ascensão, pois ela tem um significado muito grande e importante. Ela é, por assim dizer, a prova de que Jesus realizou a sua missão, de que ele fez um bom trabalho. O Pai enviou o seu Filho ao mundo para morrer e ressuscitar por nós seres humanos pecadores e perdidos (Jo 10. 17-18). A Ascensão é a certificação pública e triunfante de Jesus como o Salvador do mundo.

Além disso, a Ascensão de Cristo traz dois benefícios, duas certezas muito grandes para nós cristãos, que nos levam a comemorar esta data:
a) a presença do Espírito Santo conosco, que nos ensina todas as coisas e nos lembra de tudo o que Jesus disse (Jo 14.25). Ele prometeu enviar o seu Espírito e, logo antes de subir aos céus, renovou esta certeza aos 11 discípulos: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas” (At 1.8) Esta promessa se confirmou no dia de Pentecostes para os discípulos de Jesus e se confirmou para nós no dia do nosso Batismo.
b) A certeza de que seguiremos após Cristo para os céus. Ele mesmo disse: “E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também.” (Jo 14. 3) e também, ao orar ao Pai: “Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste” (Jo 17.24).

A Ascensão pode e precisa ser lembrada e comemorada por nós: Cristo fez um bom trabalho que nos garante a presença do Espírito Santo sempre conosco e a certeza da vida eterna com ele, Cristo, no céu!


Pastor Paulo Albhecht
Rio de Janeiro, RJ.

Nenhum comentário: