domingo, 18 de julho de 2010

Vida Devocional

Como anda sua vida devocional? O texto bíblico que me levou a fazer esta pergunta é o Evangelho desse domingo registrado em Lucas 10.38-41.

Jesus se hospeda na casa das irmãs Marta e Maria e enquanto a primeira está a lhe servir a outra fica aos pés do Mestre ouvindo seus ensinamentos. Então, diante da reclamação daquela que estava ocupada com todo o trabalho da casa, Jesus responde: “Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela” (Lc 10.41).

Confesso que Marta me é bem mais simpática do que Maria. Acho que é porque me identifico mais com ela. Eu ando preocupado com muitas coisas. São as atividades do calendário; são as contas; é o trânsito; são as informações do mundo todo que chegam diariamente na minha casa. É tanta agitação que não acho tempo para a única coisa que ninguém vai me tomar: as palavras da Vida!

Mas eu posso ser Maria também e arranjar tempo para o culto, a leitura da Bíblia, a vida devocional. Enfim, a base da nossa fé é Jesus. Na Palavra do Ressuscitado eu aprendo a morrer para o pecado e ressuscitar para a justiça.

Ainda há espaço e necessidade para o exercício da vida devocional no nosso dia a dia. As sugestões de Lutero nos ajudam nessa prática. Ele falou que é preciso a gente se concentrar, silenciar os pensamentos, aquecer o coração e entrar em contato com as palavras bíblicas.

A propósito, como está sua vida devocional? Você consegue arranjar um tempo para falar com Deus em oração e ler a Sua Palavra? Sozinho? Em família? Na igreja com os irmãos na fé?

Em todos os casos, eu não consigo deixar de ser Marta nesse mundo cheio de agitações. Mas posso ser Maria também e dar a devida atenção à Palavra – a melhor de todas as coisas que ninguém vai nos tomar.

Edgar Lemke
Comunidade Evangélica Luterana da Cruz
Porto Alegre - RS

Nenhum comentário: