terça-feira, 8 de março de 2011

O Valor da Transfiguração de Jesus


Antes de realizar o plano de amor do Pai através de sua Paixão, Jesus passa pela Transfiguração. No alto do monte, diante das testemunhas Pedro, Tiago e João, seu rosto e suas roupas brilharam intensamente e com Ele vieram estar Moisés e Elias para falar da sua morte em Jerusalém. Eu poderia passar horas imaginando esta cena extraordinária... Mas eu preciso olhar seu significado e valor, e nela vejo certeza, consolo e esperança.

1. Certeza: confirma que Jesus é o Filho de Deus


Depois da declaração de Pedro que Jesus é o Cristo de Deus (Lc 9.20), Jesus fala da necessidade de sua morte (Lc 9.22). Especialmente Pedro reprovou esta idéia, e os outros ficaram se questionando como alguém divino se humilharia deste jeito. A transfiguração vem como uma prova da divindade de Jesus: sua glória revela-se com o brilho do seu rosto e vestes. Jesus não era só humano. E para confirmar mais ainda, Moisés e Elias falam com Jesus sobre o cumprimento do plano da salvação, do qual fizeram parte ativa no AT. Outra confirmação vem com a voz do meio da nuvem: Este é o meu filho, o meu eleito, a ele ouvi. A salvação se realiza através de Jesus que é verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem e na vida daquelas pessoas que dão ouvidos às suas palavras (Jo 5.24; 8.31).

2. Consolo: prepara os discípulos e Jesus para o sofrimento na cruz


A Transfiguração acontece no limiar da Páscoa e por ela Jesus preparou os discípulos para não se escandalizarem com a sua Paixão e morte na Cruz. Nesta cena os discípulos contemplaram a glória do Senhor, para que quando depois o vissem crucificado, compreendessem que o sofrimento era voluntário e anunciassem que era verdadeiramente o enviado de Deus. E mesmo Jesus, na condição humana,viu-se consolado, recebendo a confirmação de sua identidade e missão pela presença de Moisés e Elias e pela voz do Pai. Assim como Cristo, nós também podemos encarar o sofrimento com mais coragem, porque é sabido que a glória nos espera.

3. Esperança: aponta para a nossa glória eterna

A transfiguração dá-nos um antegozo da vinda gloriosa de Cristo quando: “Ele transformará os nossos corpos fracos e mortais e os tornará como o seu próprio corpo glorioso” (Fp 3.21). Desde já participamos parcialmente da glória do Senhor, mas no dia da nossa ressurreição seremos “manifestados com Ele cheios de glória” (Cl 3.3). Na visão da transfiguração vemos que o céu é um paraíso, que é o lugar onde Jesus está e onde estaremos juntos com ele. Um lugar, conforme o livro de Apocalipse, cheio de esplendor, sem dores, tristezas, aflições, pecados e tudo o mais que nos faz sofrer agora. A Bíblia não nos revela todas as realidades celestiais e espirituais. Mas o relato da Transfiguração de Jesus foi um destes momentos especiais que nos deixam plenos de certeza, consolo e esperança. Por isso, a Transfiguração é uma festa, melhor do que outras por aí!

Pr. Eliseu Teichmann
Fonte:Congregação Evangélica Luterana Cristo, de Santa Maria/RS


Loading

Nenhum comentário: