quinta-feira, 21 de abril de 2011

Julgado pelas Autoridades Constituídas


Mateus 26.57-68

Assim, pois, nosso querido Senhor Jesus Cristo sofreu, não às ocultas, tampouco nas mãos daqueles que não tinham autoridade nenhuma. Sofreu publicamente e nas mãos daqueles que detinham cargos públicos, para que não nos escandalizemos ao vermos que tanto a autoridade espiritual quanto a secular são contra Deus. Dizemos e confessamos isso no credo apostólico: Creio em Jesus Cristo, que padeceu sob Pôncio Pilatos. Assim foi em todos os tempos e ainda é hoje, a saber: os cristãos e verdadeiros mártires são mortos pela autoridade constituída, tanto espiritual quanto secular.

Nenhum profeta foi morto à traição, mas todos foram mortos pelas autoridades legalmente constituídas. Todo o sangue derramado por causa de Cristo é derramado por aqueles que são reis, príncipes, juízes, conselheiros, etc., no âmbito secular, e pelos bispos, pregadores, etc., no âmbito espiritual. Morte profética é aquela infligida pela autoridade constituída.

Agora, que acontecerá quando os papéis se inverterem? Então, deus também vai fazer com eles o que eles gostam e deixará de fazer aquilo que gostariam que ele fizesse. Lançaram-se contra Deus e não quiseram que ele ficasse, embora Deus quisesse que eles ficassem. Agora, por não quererem deixar que Deus ficasse, tiveram de perecer.

Martinho Lutero

Nenhum comentário: