sexta-feira, 8 de abril de 2011

Chamados para sermos livres


Todo o ser humano quer ser livre. A liberdade é tida como um bem. Quando jovens percebem que perdem sua liberdade, eles se revoltam. Isso acontece em escolas, em países, em qualquer situação. Nos presídios, onde as pessoas perderam a liberdade por se envolverem em situações contrárias à lei, percebe-se como a falta de liberdade afeta o ser humano. O bem mais desejado nessa situação é a liberdade.

No entanto, é difícil viver com liberdade. Muitos usam a liberdade como desculpa para fazer coisas prejudicais ao seu semelhante. Numa empresa, foi dado acesso à internet para todos os funcionários. Isso fez com que uma boa parte dos funcionários gastasse longas horas de seu trabalho navegando na internet, sem cuidar do seu serviço. O mau uso da liberdade fez com que acontecesse a decisão de proibir o acesso à internet.

Na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas, capítulo 5, versículo 13, é descrita uma situação semelhante. Ali diz que Deus chamou todas as pessoas para serem livres. O que Deus quer para o ser humano é a liberdade. Foi para que o ser humano pudesse ser livre que Jesus morreu e ressuscitou. Jesus venceu o pecado e a morte. Ele trouxe o perdão e a vida eterna. Todos que confiam em Jesus agora são livres.

No entanto, em seguida vem uma advertência. “Não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês.” Muitas vezes, quando nos sentimos livres, nos sentimos livres para fazermos coisas erradas. Como podemos evitar isso? O texto bíblico responde: “Que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros”. Devemos usar a liberdade para servir ao nosso próximo em amor. A liberdade, dessa forma, será usada para o bem. Que Deus nos permita vivermos assim.

Pastor Erní Walter Seibert

Nenhum comentário: