quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

PERIGO PARA OBAMA

Ao assumir tanto poder o novo presidente dos EUA corre perigo! O perigo não é apenas de atentados que vêm de fora, mas também dos atentados de dentro do coração.
O maior perigo para Barack Obama é a falta de humildade. A soberba pode ser uma arma letal, pode ser o atentado mais devastador. A soberba pode gerar perdas maiores do que qualquer crise!

Cegueira é uma palavra apropriada para o soberbo, visto que não enxerga o mundo com suas necessidades reais, apenas enxerga seu mundo, seus interesses. O soberbo logo fica violento e passa a achar que a guerra é a solução.

Por outro lado, a fé desassociada do fanatismo sempre vem seguida da humildade, concedendo uma nova visão, uma nova dimensão onde tudo é possível. Nesta fé pode-se afirmar: "Tudo posso, naquele que me fortalece!" (Fp 4.13). Notem que a frase é cheia de otimismo e poder, mas também de humildade, pois a força, segundo o apóstolo, vem de Deus e não de si mesmo. É esta humildade que desejo ao novo líder mundial, a humildade de ouvir conselhos, de ser temente a Deus. Esta humildade gera força.

As primeiras palavras do discurso de posse do presidente Obama não poderiam ser melhores. Ele disse: "Aqui me encontro hoje, humilde, diante da tarefa à nossa frente", Confiando nesta humildade, ponho-me ao lado de milhões ou até de bilhões de pessoas do mundo, depositando fortes esperanças neste novo presidente e líder mundial. A Bíblia, porém, me aconselha com as seguintes palavras: "Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes”(Sl 118.9). Melhor é confiar em Deus do que em pessoas importantes.

Um homem cheio de si mesmo é sempre um homem vazio e conseqüentemente fraco. O apóstolo Paulo escreveu: “Porque quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim” (2 Co 12.10b). Essa força pertence aquele que é cheio do Espírito de Deus.

Que Deus abençoe o presidente Obama e todos os demais líderes com o dom da humildade. Que líder dos EUA, apesar de dirigir a nação mais poderosa do mundo, possa repetir com o salmista: "Alguns confiam nos seus carros de guerra (tanques blindados), e outros nos seus cavalos (aviões supersônicos), mas nós confiaremos no poder do senhor, nosso Deus” (Sl 20.7).

Que a humildade e a fé em Deus sejam à força dos líderes e dos liderados deste mundo, a fim de que todos possam presidir com maestria as suas vidas com a verdadeira liberdade.

PASTOR ISMAR PINZ
Congregação Cristo Redentor,
Três Vendas, Pelotas, RS.

Nenhum comentário: