segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aos pobres é anunciado o evangelho



Leia: Mateus 11.2-6

“Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho”. (v. 5)

Devemos atentar com afinco para essa pregação de Cristo e seu reino, e que ela ressoe sempre em nosso meio – que Cristo tem um reino desses e é um tal Rei que quer ajudar à pobre gente em corpo e alma, quando é impossível que o mundo inteiro ajude com toda sua capacidade. Pois o mundo jamais produziu um médico tão competente que pudesse devolver a vista a um cego e purificar um leproso. Do mesmo modo, também jamais surgiu um pregador que pudesse pregar o evangelho aos pobres, ou seja, que pudesse consolar as consciências atribuladas, aflitas e angustiadas, apontando para si mesmo, e devolver alegria e bom ânimo aos corações apavorados, sufocados em melancolia e preocupação.

Esta é a alegria e boa mensagem: Por Cristo estão pagos os nossos pecados, e por seu sofrimento somos salvos da morte eterna. Seu reino e ministério é pregar o evangelho aos pobres; é esse seu objetivo. Pois aos grandes e elevadíssimos santos não pode achegar-se, a esses que não admitem serem pecadores e não necessitam do evangelho.


Martinho Lutero (1483-1546)

Doutor em Teologia

Fonte: Comissão Interluterana de Literatura

Nenhum comentário: