segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Falsas Interpretações do livro de Apocalipse – Parte 1


A Bíblia é uma unidade; e não pode haver contradição – ela se interpreta a si mesma. Passagens mais difíceis devem ser entendidas à luz de passagens mais claras. Especialmente, ao se tratar de Livros proféticos, deve-se tomar muito cuidado, pois usam uma linguagem figurada, chia de símbolo

Interpretação linear:

Muitos acham que o livro de Apocalipse se segue uma linha cronológica, que cada acontecimento representa uma época. Se assim fosse, teríamos cinco fins do mundo, três juízos finais, três grupos de salvos, três babilônias, três armagedons e três novos céus e nova terra

O que assim pensam desconhecem algumas características da profecia, que são repetir o mesmo assunto sob outro ângulo ( recapitulação), usar imagens fortes para impressionar a mente (dramatização) e usar, como pano de fundo, um acontecimento para falar de outro que com ele se assemelha (background)

Marca da besta:

Muitos acham que é um número literal, que um dia muitos vão aparecer com uma marca na testa, e quem não tiver não poder[a comprar, nem vender

Quem acha que essa marca é literal deve também acreditar que o selo de Deus na testa é também uma coisa literal, visível aos olhos humanos (Ap 9.4)

O número 666 é simbólico, representa a absoluta imperfeição. É sete menos um. Como sete é o número da perfeição, do eleito de Deus (4+3), seis é o número da imperfeição. É alguém que não conseguiu chegar a sete, por faltar-lhe Cristo no coração. O selo de Deus é o Espírito Santo que a pessoa recebe no momento da fé ( Efésios 1.13,14; 4.30; 2 Coríntios 1.22; Apocalipse 9.4)

As duas testemunhas

Muitos acham que Moisés e Elias vão voltar a terra para pregar o Evangelho o que pressupõe que eles vão passar pela morte uma segunda vez e que os mortos vão pregar o Evangelho, o que contraria aquilo que Cristo diz em Hebreus 9.27; Lucas 16.31; Romanos 10.17. Eles cometem o mesmo erro dos judeus, que esperavam a vinda de Elias novamente em carne; e Jesus lhes mostra o erro, dizendo-lhes que Elias já tinha vindo e estava entre eles (Mateus 7. 10-13)

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