segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Preparem-se


Que eventos nós brasileiros estamos esperando para 2014 e 2016? A Copa do mundo e as Olimpíadas. Imagina se nada fosse feito até lá: se ninguém tivesse nem aí; se itens como transporte e a segurança continuassem do mesmo jeito. Imagina se os hotéis nem se preocupassem em aumentar o número de quartos; se os restaurantes, passeios turísticos, aeroportos, farmácias... São tantas coisas que precisam ser mudadas. 
 
Agora, imagina se o filho de Deus estivesse para vir e ninguém fizesse nada. Imagina se o Salvador, anunciado desde a queda em pecado, estivesse chegando para nos salvar e todos estivessem indiferentes para este fato. 

É aí que entra um personagem bíblico importantíssimo apesar de muito humilde: João Batista. Este profeta tinha como missão preparar o caminho para a vinda do Messias. Que tarefa!

Os reis de antigamente não viajavam para terras distantes sem que antes as estradas fossem arrumadas e estivessem em perfeitas condições. João Batista foi aquele encarregado de avisar o povo de que o caminho deveria estar preparado para a vinda do filho de Deus. A profecia do Antigo Testamento fala sobre esse profeta: alguém está gritando no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele! Todos os vales serão aterrados, e todos os morros e montes serão aplanados. Os caminhos tortos serão endireitados e as estradas esburacadas serão consertadas. E todos verão a salvação que Deus dá (Lucas 3, 4-6).

Esse caminho é o nosso coração que o próprio Deus prepara. A mensagem de arrependimento dada através de João Batista, um recado até duro mas cheio de esperança, prepara nossos corações, pois revela nossa pecaminosidade e também mostra a real necessidade de um Salvador. O Espírito Santo usou o servo João para dizer aos nossos duros corações que por conta própria estaríamos naufragando em nossos muitos pecados, mas que, em Cristo, nossas esperanças são renovadas. Como um caminho esburacado que foi arrumado para a passagem de um rei, o Espírito Santo aterrou nossos corações para a chegada do Rei Jesus.   

Esta é uma mensagem de alegria! Alegres e esperançosos entramos neste tempo de Advento.
Como é que nossos corações estão sendo preparados para a chegada do menino Jesus neste Natal?

Otto Neitzel
Pastor Luterano
Porto Alegre - RS

Nenhum comentário: