segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

SABEDORIA DIVINA


Vivemos na Sociedade do Conhecimento. Uma sociedade baseada no capital humano e intelectual e onde as idéias passam a ter grande importância. Os profissionais mais valorizados são aqueles que investem em numa formação global e sólida, que buscam conhecimentos extras (informática, línguas, etc.), aqueles que são polivalentes, que tem capacidade e disposição para mudanças, que se reciclam constantemente e que tem o dom da interação, da boa vivência em grupo.

Contudo todas essas valorosas características são investidas num grande objetivo: obter sucesso profissional, econômico, material, etc. É a constante busca da glória, mas da glória terrena que, mais cedo ou mais tarde, se vai como um sopro.

Existem aquelas pessoas que não se enquadram dentro desse novo perfil de profissional e acabam sendo marginalizadas. Existem vários motivos para não se alcançar tamanha sabedoria: falta de interesse, conformismo, falta de oportunidade e até mesmo dificuldade de aprendizagem. É claro que a sabedoria secular é importantíssima, tanto para o sucesso profissional como para se obter cultura, por exemplo. Contudo a grande sabedoria é aquela que dura e que nos leva à vida eterna.

Quando escreve sua segunda carta ao jovem pastor Timóteo, o apóstolo Paulo lembra que, tanto sua mãe e como sua avó, eram mulheres de “fé sincera” e que educaram-no nesta fé. No capítulo 3, versículo 15 o apóstolo mostra qual é a verdadeira sabedoria: “E, desde menino você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus.”

A Palavra de Deus não é de fácil compreensão, pois a mensagem do seu grande amor vai muito além do que nossas mentes corrompidas pelo pecado podem aceitar e entender. Além disso o diabo usa “teorias científicas” e até “pastores” para tentar nos confundir.

Porém não devemos desesperar pois Deus quer e pode nos dar tal sabedoria. No Salmo 119.100,102 lemos: “Tenho mais sabedoria do que os velhos porque obedeço aos teus mandamentos. Não tenho deixado de cumprir as tuas ordens porque és tu que me ensinas.”

O segredo da sabedoria divina é a dedicação ao estudo de sua Palavra. Que Deus nos conceda rica medida do seu Espírito e nos dê muita sabedoria para entendermos a sua Palavra e muita fé para aceitarmos aquilo que vai além da nossa compreensão.
Pastor Marcio Loose.

Nenhum comentário: