quarta-feira, 27 de maio de 2009

O CAMINHO ENTRE O CÉU E A TERRA

Até hoje trago em minhas lembranças a imagem de um rapaz deitado com sua cabeça sobre uma pedra, e ao seu lado uma grande escada que chegava até o céu pela qual subiam e desciam anjos. O rapaz era Jacó que, enquanto fugia da ira de seu irmão Esaú, teve esse sonho no qual Deus apareceu a ele e prometeu abençoar a sua descendência e todas as famílias sobre a terra (Gênesis 28.10-17). Essa imagem de anjos subindo e descendo pela escada sempre me deu a sensação de que existe um caminho entre o céu e a terra. Realmente ele existe e é muito usado.

Passados quarenta dias após sua ressurreição, Jesus, diante dos olhos contemplativos e surpresos de seus discípulos, é elevado aos céus. Contudo o caminho entre o céu e a terra não foi fechado. A promessa de enviar o Consolador (João 16.7) haveria de ser cumprida.

Dez dias após a ascensão de Jesus era dia de Pentecostes, a Festa da Colheita, quando todo o povo se dirigia ao templo em Jerusalém. Os discípulos estavam reunidos no lugar de costume quando se ouviu um barulho muito forte, como de um vendaval que encheu toda a casa. O Espírito Santo pousou sobre cada um deles em forma de línguas de fogo. Pronto, estava cumprida a promessa do envio do Consolador. E o caminho entre o céu e a terra se fechou?

Não, o caminho não se fechou, ele continua aberto. É por esse caminho que Deus continua enviando o Espírito Santo quando sua Palavra é pregada clara e puramente, e quando os Sacramentos são administrados conforme sua ordem. É por esse caminho que Deus continua derramando bênçãos sobre seus filhos e enviando seus santos anjos para acamparem ao nosso redor, para que o inimigo maligno não tenha poder algum sobre nós.

O caminho continua aberto e é por ele que Cristo voltará para julgar os vivos e os mortos. Essa será a última vez que o caminho entre o céu e a terra será usado. Para muitos essa notícia traz medo e desespero pela provável sentença: “Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos!” (Mateus 25.41). Mas para os filhos de Deus, aqueles a quem Ele ama em suas particularidades e singularidades, para os verdadeiros cristãos, a sentença será: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo.”(Mateus 25.34). A notícia do fechamento do caminho entre o céu e a terra na segunda vinda de Cristo é motivo de grande alegria para os filhos de Deus.

Que possamos sempre, e de forma especial nesse tempo em que lembramos a subida de Jesus aos céus e a descida do Espírito Santo sobre sua igreja, termos essa maravilhosa visão dos céus abertos para nós e a certeza de um dia também passarmos, de uma vez por todas, por esse caminho rumo à glória celestial.

Pastor Marcio Loose

Nenhum comentário: