sexta-feira, 10 de outubro de 2008

CRIANÇAS


Além da Reforma, neste mês também comemoramos o Dia das Crianças.
As crianças têm um lugar muito especial no coração de Deus. Podemos notar isso nas palavras e atitudes de Jesus com relação a elas: “Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como essas crianças” (Mc 10.14). “Aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará também me recebendo” (Mc 9.37). “Quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele” (Lc 18.17).
Os pais (ou seus representantes) são responsáveis por levar as crianças a Cristo, através do Batismo, e instruí-las na sua Palavra. Mas, infelizmente, ainda hoje existem denominações que pregam que só se deve levar ao Batismo as crianças maiores de 12 anos, por dois motivos principais: por elas ainda não terem pecados (ou consciência dos mesmos) e por não poderem crer.
Contra esses argumentos a Bíblia está cheia de passagens: no Salmo 51.5, o Rei Davi deixa bem claro que “de fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido”. Não há como negar que todos nós já nascemos pecadores, mesmo que não cometamos atos pecaminosos, o pecado está dentro de nós.
Em Mateus 18.6, nosso Senhor Jesus afirma que “ quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no lugar mais fundo do mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço”. Esse texto deixa bem claro a capacidade que as crianças têm de crer. Por outro lado, quando negamos essa capacidade, na verdade estamos duvidando do poder de Deus de criar a fé nos seus corações.
Meus caros, que maravilha termos tido pais ou outros responsáveis que nos guiaram até Jesus! E que tamanha responsabilidade Deus coloca sobre nós! Pois, em nossas congregações, todos somos responsáveis pela vida espiritual de nossas crianças.
Com certeza Deus nos dá força e sabedoria para cuidarmos da melhor maneira desses seus pequenos cordeirinhos. Amém.
Pastor Marcio Loose

Nenhum comentário: