segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"COM QUE ROUPA EU VOU?!"


Como é bom ser convidado para uma festa ou um jantar especial! Todos nós gostamos de nos reunir com amigos ou parentes em situações especiais. Pode ser uma comemoração, uma confraternização ou simplesmente para dividir bons momentos da vida com as pessoas que amamos.
Quando estamos diante de um convite especial ou nos preparando para uma dessas grandes festas ou banquetes, logo nos preocupamos, e nos fazemos a famosa pergunta: “com que roupa eu vou...” Isso é natural pois faz parte do bom asseio pessoal estar bem vestido, bem arrumado ou, no mínimo, apresentável. Então corremos pro guarda-roupas e não encontramos nada à altura de tal evento. Mas não desistimos, vamos às compras.
No evangelho de Mateus (22.1-14), Jesus compara o Reino de Deus a um Rei que prepara uma grande festa para o casamento do seu filho. Manda seus mensageiros anunciarem aos convidados que tudo estava pronto, mas eles não deram muita bola, voltaram aos seus afazeres, alguns até maltrataram os mensageiros do Rei. Então o Rei mandou que seus mensageiros saíssem pelas ruas e esquinas convidando a todos que encontrassem.
Quando o Rei chega ao salão de festa fica muito feliz, pois vê muitas pessoas, todas felizes. Contudo uma pessoa chama sua atenção. É um homem que não está usando as vestes apropriadas para tal ocasião. Isso faz com que o Rei se dirija até aquele homem e o questione sobre como ele havia entrado sem roupas de festa. Diante de tal indagação o homem se cala. Então o Rei manda que seus empregados amarrem o homem e o joguem para fora, onde haveria um grande sofrimento.
Caros amigos. A grande festa, o grande banquete que Deus tem preparado para nós é a vida eterna nos céus. Essa vida eterna não é exclusiva de algum grupo de pessoas ou de certa denominação religiosa. Ninguém detém o poder ou exclusividade nesse assunto. Quem convida é o próprio dono de tudo, o próprio Deus. E Ele quer convidar a todos para que tomem parte dessa maravilha. Contudo existem muitos que não se importam com tal convite e continuam preocupados com seus afazeres, com sua diversão, etc.
Por outro lado Deus tem abençoado tanto a proclamação da sua Palavra, desse seu convite tão maravilhoso, que podemos ver muitas igrejas lotadas, senão diariamente, pelo menos uma vez por semana. São as pessoas que responderam afirmativamente ao convite do grande Rei.
Porém há um detalhe importante. Para entrar definitivamente na grande festa (no céu), é preciso estar muito bem vestido, com vestes de gala. Mas não adianta procurar essa roupa em nenhuma loja chique dos shoppings mais badalados; não adianta ir a Paris ou buscar os mais famosos e renomados costureiros do mundo.
A única e perfeita roupa que podemos usar para entrar na festa é concedida pelo próprio Rei. É a roupa de fé em Jesus Cristo. Uma roupa perfeita que serve para todos os manequins, não fica apertada nem folgada, não fica curta nem longa demais. Ela cobre tudo aquilo que nos torna feios diante de Deus, os nossos pecados.
Mas, aqueles que acham que essa roupa de Deus não está à sua altura, que não é bela o suficiente, e procuram entrar na festa com sua própria roupa (seus méritos pessoais, boas obras) esses serão lançados fora.Meus queridos. Peçamos a Deus muita humildade para reconhecermos que somos pecadores e incapazes de cobrir ou encobrir nossos pecados. Peçamos a Deus para que nunca nos falte a sua Palavra na qual Ele nos fortalece nessa fé, a roupa perfeita para a vida eterna. Amém.
Pastor Marcio Loose

Nenhum comentário: