terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dose letal

É possível vencer a morte? Romell Broom, acusado de estupro e assassinato nos Estados Unidos, virou notícia após vencer a morte 18 vezes. Condenado a morrer por injeção letal, ele sobreviveu após 18 tentativas.

O que se passa na cabeça de alguém como Broom, no corredor da morte? Como encarar a morte?
A morte assusta, porque não fomos criados por Deus para morrer. Mas inevitavelmente, ela está próxima de todos. Alguns têm tempo para se preparar, assim como Broom esperava, e deve ter tido suas horas mais longas, antes da tentativa de execução; outros certamente não terão nem tempo de pensar na sua hora, serão surpreendidos, seja por acidente, tiro, ataque cardíaco ou algo parecido. Por isso é assunto a ser pensado.

Mesmo alegando inocência, como Broom alegou, todos são culpados e têm uma dose letal que já corre em suas veias: o pecado. E de acordo com a palavra de Deus, uma única dose basta para matar qualquer ser humano, “Porque quem quebra um só mandamento da lei é culpado de quebrar todos” - Tiago 2.10; “O salário do pecado é a morte” – Romanos 6.23. O Teólogo Martinho Lutero ilustrou da seguinte maneira: “O pecado está em nós como a barba. Barbeamo-nos hoje, parecemos apresentáveis e nosso rosto está limpo, amanhã nossa barba cresce de novo e não pára de crescer enquanto permanecermos na terra. De modo semelhante o pecado não pode ser extirpado de nós, ele brotará em nós enquanto vivermos”.
Por isso a tarefa da Igreja, é preparar as pessoas para o mais temível momento, não só para as crises da vida, pois “se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo”- 1 Coríntios 15.19.

Sim, há como escapar da morte e das conseqüências letais das doses de pecado. Há somente duas maneiras de morrer: com Cristo e sem Cristo. Jesus afirmou: — “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá.” - João 11.25,26. Você acredita nisso?

Assim como Broom recebeu “milagrosamente” uma nova oportunidade de viver, até sua nova sentença, nós a temos e precisamos nos preparar. Escutem o que Deus diz: “Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade, eu atendi o seu pedido e o socorri quando chegou o dia da salvação. Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo” – 2 Coríntios 6.2. É confortador saber que é possível vencer a morte, com um milagre: em Cristo.

Márlon Hüther Antunes
Teólogo e Pastor da Igreja Luterana
Maceió – AL

Nenhum comentário: