sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

"QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?" - Resposta à revista Superinteressante.


Olá responsáveis pela Revista,

Pediria que vocês levassem a sério o que vocês publicam, afinal é uma grande responsabilidade educar e informar as pessoas sobre os mais diferentes assuntos. A reportagem intitulada “Quem escreveu a Bíblia?” de dezembro/2008 é de uma superficialidade incrível para uma revista que julga analisar as coisas “cientificamente”. Há todo um vasto campo de pesquisa científica sobre o estudo da Bíblia e a formação do Cânone que foi nem arranhado. Considerar Marcião e o gnosticismo, bem como o docetismo, como vertentes válidas do cristianismo é desconsiderar a história cristã e os próprios escritos bíblicos, como o evangelho e as epístolas de João, que confessam a humanação de Cristo.


Absurdo maior é dizer que para Lutero “confessar os pecados era inútil” (pág. 65). Foi exatamente por causa do entendimento errado do perdão dos pecados vendidos nas indulgências que a Reforma Protestante foi deflagrada (aliás, uma das grandes responsáveis por termos liberdade de expressarmos o que cremos e pensamos com liberdade. Pena que vocês utilizem esse direito, a duras penas conquistado, com tanta leviandade....). Além disso, é visivelmente com o intuito de confundir as pessoas que se coloca no mesmo parágrafo que “pastores fundamentalistas” tentam proibir o ensino da Teoria da Evolução enquanto a própria Igreja a aceita desde a década de 1950. Meus caros, pastores são protestantes, a igreja a que vocês se referem é a Católica Romana. Não é porque a igreja Romana decide alguma coisa que as outras, ainda mais as protestantes, as aceitam automaticamente. Além disso, vocês colocam a versão “oficial” da Bíblia para os católicos. Isto demonstra uma falta de respeito imensa com o público evangélico da revista, que certamente é grande, e que vem crescendo em grande proporção nas últimas décadas.


Para completar a pobreza do artigo, uma bibliografia pífia é colocada ao final do artigo para “saber mais” (2 livros!!), que, visivelmente abordam só o lado defendido pelo autor do artigo. Cadê a imparcialidade da ciência e da análise não-comprometida que deveria se mostrar nas páginas de uma revista de “ciência”. Infelizmente, a matéria não agrega nada, traz um monte de informações inúteis, como os “chifres” em Moisés, e serve somente para confundir as pessoas.


Para encerrar, enfim, a imensa pobreza científica, histórica, literária e religiosa da matéria, NENHUMA referência é feita à Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), a maior produtora de Bíblias no mundo! Neste ano inclusive comemora 60 anos de atividades no Brasil! Comemora-se 200 anos da chegada das Bíblias em português no Brasil, que puderam entrar no país por causa da chegada do rei Dom João VI, que abriu os portos brasileiros para o comércio, e assim Bíblias em português vindas da Inglaterra encontraram os leitores do Brasil. Nem ao menos o site no final da matéria!! (http://www.sbb.org.br/) Com eles, vocês poderiam aprender ainda que a Bíblia é um livro religioso único, pelo fato de poder e precisar ser traduzido para outras línguas, diferente dos livros de outras grandes religiões do mundo, que não podem ser traduzidos. Aqueles que querem conhecê-lo precisam aprender a língua no qual foram escritos.

Enfim, aprendi que vocês colocam uma capa toda chamativa para enganar os leitores, trazendo no interior uma reportagem muito ruim. Talvez por isso a revista venha embalada (pelo menos na loja onde comprei estava) também, porque se as pessoas pudessem dar uma folheada e ver o teor de algumas matérias, como as acima referidas, não compraria a revista nunca.

Obrigado pela atenção

Paulo S. Albrecht
Pastor da CEL Cristo Redentor - RJ
Igreja Luterana - Zona Sul
pastorpaulo@igreja-cristoredentor.org.br
paulosamuelalbrecht@yahoo.com.br
www.igreja-cristoredentor.org.br

Nenhum comentário: