quarta-feira, 24 de março de 2010

Julgamento Final

Aproveito toda a repercussão do Julgamento do caso da menina Isabella para escrever sobre o Juízo Final. A Bíblia descreve alguns julgamentos como o de Jesus diante de Pilatos. Ela também descreve um momento em que Jesus é o juiz, no caso da mulher adúltera, escrito em João capítulo 8.

Porém, as maiores referências da Escritura Sagrada são sobre o chamado Juízo Final.

Segundo a Bíblia o Juízo Final não terá advogados e promotores. A acusação e a defesa acontecem somente nesse mundo, onde o Diabo nos acusa, e Jesus nos defende, conforme (1 Jo 2.1).

No Juízo Final não haverá depoimentos e interrogatórios – consistirá apenas em uma declaração, pois, Deus não precisa que os fatos sejam elucidados. Ele os conhece!

Todo julgamento humano se baseia na lei, porém o Julgamento Final não terá como elemento decisivo a Lei de Deus. Caso assim o fosse, todos estaríamos condenados, pois ninguém é inocente diante do Senhor (Sl 130.3, 143.2).

Portanto, aqueles que morrerem apelando para a Lei, isso é, sendo egocêntricos e confiando nas suas ações, serão condenados, mas aquele que recorrer a Cristo, será salvo! Não porque seja inocente, mas porque Deus prometeu justificar, isto é, tornar justo a pessoa que está em Jesus: “Quem crê no Senhor Jesus será salvo, quem, porém não crer, será condenado” (Mc 16.16). Em João 3.18 ainda lemos: “Quem nele crê não é julgado, o que não crê, já está julgado porquanto não crê no nome do unigênito filho de Deus”.

Todo ser humano é culpado diante de Deus, mas, Jesus veio ao mundo para tomar sobre si a culpa da humanidade. Por essa razão, os que estão em Cristo, podem morrer e descansar em paz, na certeza da salvação. Nesse ponto de vista, o Juízo Final não possui a ansiedade da dúvida sobre os veredictos finais, que causa fascínio nos filmes e novelas e em casos reais como no julgamento do casal Nardoni, porém, para dar um charme especial e colocar uma pulga atrás da orelha dos arrogantes, que se acham merecedores da salvação, Jesus diz que aquele Julgamento trará suas surpresas, pois alguns que se julgavam salvos serão afastados de Deus, e justamente aqueles que humildemente olhavam para si com desdém, reconhecendo-se culpados, serão absolvidos quando recorrerem a Jesus! (Mt 7.21-23, Mt 25.37,44).

Para terminar afirmo que ninguém precisará ligar a tv para acompanhar o Juízo Final, pois estaremos todos lá! Alguns alegres e aliviados na Paz de Deus, outros atribulados e desconsolados para sempre.

Pastor Ismar Lambrecht Pinz
Luterana Cristo Redentor
Pelotas - RS

Nenhum comentário: