segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Das profundezas da camada Pré-sal

Nas comemorações do Dia da Independência do ano passado o governo anunciava a descoberta de petróleo na profunda camada do Pré-sal. Passado um ano, o assunto volta a ser foco dos noticiários.

O presidente Lula proclama uma verdade ao afirmar que “o Pré-sal é uma dádiva de Deus!” No entanto também é verdade que muitas camadas de corrupção sufocam o nosso ânimo e o nosso grito de alegria diante de tão rica descoberta.

Sabemos perfeitamente que os gananciosos, para meter a mão nessa riqueza situada a 7 mil metros de profundidade, não hesitariam em mandar muitos pobres coitados para 7 palmos abaixo do chão. Por isso a esperança do povo continua soterrada nas profundezas!

É preciso lembrar que o amor às riquezas é a raiz de todos o males (1 Tm 6.10). Por amor ao dinheiro muitos esquecem do “pão nosso” e priorizam o “pão meu”. Assim, castelos e mansões são construídos aos ricos e pequenas camadas de terra passam a cobrir indigentes que morrem de fome.

É preciso relembrar que nem mesmo o melhor dos combustíveis fará um povo sem “patriotismo” ir para frente. Aqui não estou falando do patriotismo que só aparece nas competições esportivas, mas naquele que se manifesta no dia-a-dia da população. Há muitas coisas revoltantes acontecendo. Parece que passamos a “depender” de falcatruas, de jeitinhos. Estamos nos acostumando com isso, tanto que os escândalos do Senado são apenas cenas de um show onde muitas vezes somos mais atores do que espectadores. Por isso, é preciso que um brado de “independência” aconteça! Começando por nós, começando pelo povo; pois os escândalos no Senado começam no nosso quintal. É preciso rever nossos votos ao escolhermos pessoas aos cargos públicos, mas também é necessário elegermos atos honestos na administração de nossas vidas pessoais. Pois, o fato é que não há petróleo no mundo capaz de acabar com a miséria enquanto estivermos sufocados por camadas e camadas de falcatruas.

Somente o amor de Deus, revelado em Jesus, pode ser um combustível forte e caro, para influenciar e motivar cidadãos a lutar e trabalhar por nosso país.

No dia 7 de setembro lembramos o grito pela independência. Mas que em nossa memória permaneça constantemente o grito dado na cruz, onde Jesus pagou pela nossa culpa, não com ouro, prata ou petróleo, mas com seu sangue. Assim Ele nos resgatou das profundezas do Inferno, para que vivamos na Luz da honestidade em toda e qualquer camada, como cidadãos da Pátria Celeste.

Que assim seja! Das profundezas do Pré-sal, aos raios fúlgidos do sol da liberdade!

Pastor Ismar Lambrecht Pinz
Congregação Luterana Cristo Redentor
Três Vendas, Pelotas - RS

Nenhum comentário: