terça-feira, 5 de agosto de 2008

CONVERSA DE PAI PRA FILHO!

Queridos amigos e irmãos, estamos no mês dos pais. No próximo domingo muitos filhos darão presentes para seus pais. Pode ser um presente caro ou um simples mas caloroso abraço.
Conhecemos bem a expressão "conversa de pai pra filho". Muitas vezes ela é usada quando nos referimos àquela conversa mais séria, algum conselho ou mesmo um puxão de orelha. Porém a conversa de pai pra filho não deveria ter apenas essa conotação. Creio que se fala de conversa de pai pra filho, em primeiro lugar, deveria vir a nossa mente momentos de alegria, de cumplicidade, de total confiança de ambas as partes.
Em toda a Bíblia vamos encontrar relatos de conversas entre Deus, o nosso Pai, e seus filhos. Uma dessas conversas encontramos registrada no livro de 1 Reis (19.9-18). Deus encontra seu filho, o profeta Elias, escondido numa caverna no Monte Sinai. Deus vem ao seu encontro o que Elias estava fazendo ali. Elias então abre seu coração diante do seu Pai. Ele relata o que havia acontecido: o povo de Israel quebrou a compromisso feito com Deus, destruiu os altares e matou os profetas; só restou Elias, e este estava sendo perseguido para também ser morto.
Imaginem: um povo ao qual o profeta dedicou sua vida em serviço, agora se rebela e quer matá-lo, como fizeram com os outros profetas. Quanta falta de gratidão.
O Pai de amor ouve as reclamações do seu filho Elias, oferece seu ombro para que ele chore, consola e ampara seu filho desesperado. Mas o Pai não fica só nisso, Ele dá forças para que seu filho retome sua vida e seu trabalho. Deus manda o profeta Elias de volta ao meio do povo para que, através do seu trabalho, o próprio Deus possa resolver o problema criado pelo seu povo escolhido.
Meus caros amigos, quantos filhos estão hoje vivendo a mesma situação do profeta Elias? Angustiados, tristes, abatidos, sem saber pra onde ir ou a quem recorrer. Deus vem ao nosso encontro e pergunta: o que você está fazendo aqui? por que você está sofrendo? quais são seus medos, suas angústias? Nosso Pai eterno quer nos ouvir, quer que abramos nossos corações e coloquemos diante dEle tudo aquilo que nos aflige.
Deus quer nos receber em seus braços, nos dar conforto, nos dar alívio. Mesmo que o nosso problema não seja resolvido como imaginamos. Talvez Deus nos diga, como disse ao apóstolo Paulo: a minha graça te basta. Contudo Ele nunca nos abandona.
Assim, aliviados e revigorados o nosso Deus e Pai nos envia de volta as nossas vidas para continuarmos com nossas tarefas, com nossas responsabilidades, com nossas alegrias. E nós voltamos com uma tarefa muito linda: testemunhar esse grande amor para que mais pessoas possam saber que temos um Pai maravilhoso, disposto a nos ouvir e nos ajudar. Para que mais pessoas possam sentir a alegria que nós sentimos ao termos essa conversa de Pai pra filho, uma conversa sincera e construtiva.
Sabemos que muitas pessoas nesse domingo dia 10 não terão a quem abraçar, talvez pela distância, talvez por brigas ou dificuldades no relacionamento, talvez porque a morte levou seus pais. Sejamos nós os braços do Pai do céu. Sejamos nós mensageiros desse grande amor.
Que Deus abençoe a todos os pais, hoje e sempre.
Pastor Marcio Loose.

Nenhum comentário: