terça-feira, 9 de setembro de 2008

70 x 7 ou 77x ???

Todos nós conhecemos o texto bíblico onde Pedro questiona Jesus a respeito da quantidade de vezes que deveríamos perdoar uma pessoa que peca contra nós (Mateus 18.21ss). Pedro conhecia a tradição judaica que dizia que o perdão deveria ser oferecido apenas 3 vezes. Mas Pedro também conhecia o grande amor de Jesus, por isso, em seu questionamento Pedro vai muito além das 3 vezes.
“- Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?
- Não! – respondeu Jesus – Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes.”
Desde pequenos ouvimos uma resposta um pouco diferente da parte de Jesus. Sempre ouvimos que Jesus mandou perdoar setenta vezes sete, o que dá 490 vezes, muito mais que as setenta vezes que lemos na NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Como resolver esse problema? O que fazer com esse texto? Como explicar para as pessoas essa diferença? Será que, com o passar dos anos, a paciência de Jesus diminuiu?
Não meus queridos amigos. Não há nenhum problema a ser resolvido e Jesus não perdeu a paciência conosco. O caso é que a expressão em grego usada nesse texto pode ser traduzida das duas formas (setenta vezes sete ou setenta e sete vezes).
O que Jesus quer nos ensinar é algo muito mais importante do que números. Jesus não quer que fiquemos preocupados com o limite de perdão que vamos oferecer àquelas pessoas que pecam contra nós. Isso não é o mais importante.
Jesus quer nos ensinar que devemos estar sempre prontos para perdoar, sem ficar contando quantas vezes já perdoamos, sem ficar relembrando e remoendo mágoas passadas. Jesus quer que nossos corações estejam sempre abertos, para que o amor que temos recebido de Deus possa transbordar e atingir a todos que estão ao nosso redor.
A dívida que tínhamos com Deus era imensamente maior do que qualquer ofensa que podemos receber de alguém. É este perdão recebido de Deus que nos motiva e capacita a também perdoarmos, ilimitadamente, aqueles que pecam contra nós.
O mundo prega a vingança, o “pagar na mesma moeda”, e ainda ridiculariza aqueles que agem com amor. Porém nós, que já provamos do grande amor de Deus, podemos agir de forma diferente. Pois quando não perdoamos de coração, somos nós mesmos os maiores prejudicados. Quando guardamos mágoas e rancor ou alimentamos sentimentos de vingança, é o nosso coração que vai ficando amargo, vamos nos tornando pessoas rancorosas. Lembremos de como oramos no Pai-Nosso: “e perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. Notem que colocamos uma condição para esse perdão.
Perdoar é o melhor remédio.
Que nosso bom Deus continue derramando rica medida do seu amor, e que faça de nós seus instrumentos para que esse amor seja espalhado pelo mundo. Amém
Pastor Marcio Loose

Nenhum comentário: