quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

BÊNÇÃO ECUMÊNICA DE FIM DE ANO

Como é tradição em Volta Redonda, todo dia 31 de dezembro é realizada uma bênção pública ecumênica na Praça Brasil.

Neste ano nossa congregação se fez representar, levando uma palavra de agradecimmento a Deus pelas bênçãos concedidas em 2008 e também lembrando que todos devem depositar suas esperanças somente em Cristo, mesmo nos momentos em que nossas forças não parecem ser bastante diante de tantas dificuldades.

O pastor Marcio lembrou as palavras do Salmo 126, versículo 3: "De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres." O ano que termina foi um ano muito abençoado por Deus, e temos a certeza de que no próximo ano Deus continuará fazendo muitas e grandes coisas por nós, o que nos deixa muito alegres.

Feliz e abençoado 2009 a todos amigos e irmãos.
Leitura da Palavra.
Breve mensagem de agradecimento e esperança no amor de Deus.


Algumas das autoridades presentes.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

CULTO ESPECIAL DE NATAL

A noite do dia 24 foi muito especial. A Congregação de Volta Redonda se reuniu para louvar a Deus pelo maravilhoso presente do seu amor que nos foi dado no Natal, seu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador.

A alegria foi ainda maior com a Profissão de Fé feita por Leonardo Hiller Passos Nascimentos, que passou a constar oficialmente como membro da congregação, já que sua participação em todas as programações já aconteciam há um bom tempo.

A Congregação de Volta Redonda encerra 2008 com um grande sentimento de gratidão a Deus por tantas bênçãos derramadas neste ano. O Pastor Marcio e sua esposa Nicole também agradecem muito por Deus ter lhes trazido até essa cidade onde foram tão bem recebidos.

Todos nós desejamos aos irmãos e amigos e ano novo repleto de ralizações, alegrias e bênçãos divinas.

Pastor Marcio e sua esposa Nicole louvando a Deus.

Leonardo fazendo sua Profissão de Fé.

Leonardo recebendo a bênção.

Mais uma bela recordação de um ano abençoado.

sábado, 20 de dezembro de 2008

PROGRAMA DE NATAL

Neste sábado, 20 de dezembro, foi realizado o Programa de Natal da Congregação de Volta Redonda. O adiantamento do programa ocorreu devido ao número de famílias que viajarão para passar as festas de final de ano com seus familiares em outras cidades.

Foi um momento muito especial onde os irmãos e amigos visitantes puderam meditar um pouco a respeito dos símbolos do Natal e seus significados. Lembrando que todos eles apontam sempre para o grande amor de Deus pela humanidade que foi revelado de forma concreta na vinda do seu Filho ao mundo.

Desejamos que Deus esteja com as famílias que estarão em viagem nos próximos dias, e que Ele conceda a todos um feliz e abençoado Natal e um ano novo cheio de coisas boas além de muita força para vencer e superar as dificuldades que certamente virão.

Mauricio, presidente da congregação, acendendo as velas do Advento.

Priscila e Leonardo, nossos narradores.

Dona Maria fazendo a leitura de uma poesia.

Thales e Gabriella também foram nossos colaboradores nas leituras das poesias.

Nicole narrando a história do pinheirinho de Natal.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CENAS CONSTRANGEDORAS



A cena do atual presidente dos EUA, George Busch, esquivando-se de "sapatadas" foi bastante "constrangedora".


No entanto, cenas igualmente "constrangedoras" foram filmadas em Santa Catarina. Não estou me referindo as imagens das catástrofes e tragédias causadas pelas chuvas, e sim da tragédia que é a falta de moral e o excesso de egoísmo. Esta tragédia foi flagrada! Voluntários foram filmados pegando para si as melhores doações. Aquilo que era para ser entregue aos necessitados, acabava ficando com aqueles que estão lá para ajudar. Diante de uma cena assim, da vontade de jogar os sapatos com toda força. Porém, se formos jogar sapatos em toda cena que demonstra egoísmo e falta de caráter, ficaremos de pés descalços.


Se formos realmente justos e sinceros, sapatos seriam jogados sobre nós mesmos, afinal, se filmadoras nos rodeassem, com certeza filmariam cenas constrangedoras, revelando nossos erros, nossos pecados. Quem não tiver pecado que atire o primeiro "sapato". Aqui está algo importante dentro das reflexões sobre a nossa vida – é fácil nos revoltarmos contra aqueles que estão metendo a mão nas doações aos flagelados de Santa Catarina, mas é difícil analisarmos que, tirando vantagem aqui e ali no dia-a-dia, também estamos agindo vergonhosamente.


Vergonhoso e constrangedor foi a cena em que o Filho de Deus veio ao mundo, no primeiro Natal, e teve que nascer em um galpão, em uma estrebaria, pois não havia lugar para ele na hospedaria. Que baita constrangimento! Ah, se pudéssemos jogar um sapato naquele dono da hospedaria que não conseguiu um lugar para José e Maria, que não conseguiu um lugar para Jesus nascer. Mas, e nós? Reservamos lugar para Jesus? É necessário lembrar que precisamos tirar a trave do nosso olho, para então auxiliarmos a tirar o cisco do olho do outro. O Senhor Jesus, ainda hoje, quer nascer e encontrar um lugar em nossos corações. Será que ele encontra? Que constrangimento!


Mas, dentre todas as "cenas constrangedoras", nada foi mais vergonhoso do que a crucificação. O criminoso era exposto diante de todos, em dor, em vergonha, em sofrimento.


Jesus, ao vir ao mundo, sabia de todos os "constrangimentos" que teria de passar por nós. Ele enfrentou tudo e a todos, a fim de nos libertar do "constrangimento" da condenação eterna. Por isso, livres e "constrangidos pelo seu amor", comemoremos mais um Natal, amando em justiça e verdade os nossos semelhantes.
Pastor Ismar Pinz
Congregação Cristo Redentor, Pelotas, RS.
ismarpinz@yahoo.com.br

O QUE VOCÊ VAI "PERDER" NESSE NATAL?


O Natal já vem chegando! Nessa época a pergunta que mais se ouve por aí é a seguinte: “O que você quer ganhar de Natal?”, e depois do dia 25 vamos ouvir muitas vezes: “O que você ganhou de Natal?”. Muda-se apenas o tempo verbal, mas o sentimento é o mesmo: ganhar e ganhar.
Gostaria de saber o que as pessoas vão deixar de lado, o que vão descartar nesse Natal.

Estamos num grande dilema em casa: o que pedir e dar de presente. Eu já escolhi (e até comprei) meu presente – um violão novo. Pra minha esposa estou pensando em dar um aparelho de dvd com karaokê. Por conseqüência, o velho violão, já muito castigado pelo tempo e pelas várias quedas, bem como o aparelho de dvd antigo, sem muitos recursos, ficarão abandonados.

Quando ganhamos coisas novas, mais modernas, com mais recursos, acabamos por abandonar as coisas velhas, obsoletas.

O apóstolo Paulo escreveu uma carta ao seu amigo Tito. No capítulo 2, versículos 11 e 12 ele escreveu o seguinte: “Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus.”

No Natal Deus nos deu de presente seu Único Filho para viver entre nós, ensinando a lei do amor e morrendo na cruz para nos dar o maior de todos os presentes: a vida eterna. Deus nos deu de presente uma nova. Conseqüentemente, nossa velha vida, vivida longe de Deus, deve ser abandonada, deve ser deixada de lado.

Que este Natal sirva para deixarmos de lado tantas coisas velhas que atrapalham nossa relação com nosso Deus e também com as pessoas que Ele colocou em nossas vidas. Deixemos o egoísmo, o orgulho, a avareza, o ciúme, enfim, todas as coisas velhas. Deixemos Deus inundar nossas vidas com muita alegria de viver, muito altruísmo, muita compaixão, enfim, com muito amor. E assim teremos não só um Feliz Natal como também um novo ano repleto de coisas boas em nossas vidas.

Muitas bênçãos a todos.

Pastor Marcio Loose

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

"QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?" - Resposta à revista Superinteressante.


Olá responsáveis pela Revista,

Pediria que vocês levassem a sério o que vocês publicam, afinal é uma grande responsabilidade educar e informar as pessoas sobre os mais diferentes assuntos. A reportagem intitulada “Quem escreveu a Bíblia?” de dezembro/2008 é de uma superficialidade incrível para uma revista que julga analisar as coisas “cientificamente”. Há todo um vasto campo de pesquisa científica sobre o estudo da Bíblia e a formação do Cânone que foi nem arranhado. Considerar Marcião e o gnosticismo, bem como o docetismo, como vertentes válidas do cristianismo é desconsiderar a história cristã e os próprios escritos bíblicos, como o evangelho e as epístolas de João, que confessam a humanação de Cristo.


Absurdo maior é dizer que para Lutero “confessar os pecados era inútil” (pág. 65). Foi exatamente por causa do entendimento errado do perdão dos pecados vendidos nas indulgências que a Reforma Protestante foi deflagrada (aliás, uma das grandes responsáveis por termos liberdade de expressarmos o que cremos e pensamos com liberdade. Pena que vocês utilizem esse direito, a duras penas conquistado, com tanta leviandade....). Além disso, é visivelmente com o intuito de confundir as pessoas que se coloca no mesmo parágrafo que “pastores fundamentalistas” tentam proibir o ensino da Teoria da Evolução enquanto a própria Igreja a aceita desde a década de 1950. Meus caros, pastores são protestantes, a igreja a que vocês se referem é a Católica Romana. Não é porque a igreja Romana decide alguma coisa que as outras, ainda mais as protestantes, as aceitam automaticamente. Além disso, vocês colocam a versão “oficial” da Bíblia para os católicos. Isto demonstra uma falta de respeito imensa com o público evangélico da revista, que certamente é grande, e que vem crescendo em grande proporção nas últimas décadas.


Para completar a pobreza do artigo, uma bibliografia pífia é colocada ao final do artigo para “saber mais” (2 livros!!), que, visivelmente abordam só o lado defendido pelo autor do artigo. Cadê a imparcialidade da ciência e da análise não-comprometida que deveria se mostrar nas páginas de uma revista de “ciência”. Infelizmente, a matéria não agrega nada, traz um monte de informações inúteis, como os “chifres” em Moisés, e serve somente para confundir as pessoas.


Para encerrar, enfim, a imensa pobreza científica, histórica, literária e religiosa da matéria, NENHUMA referência é feita à Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), a maior produtora de Bíblias no mundo! Neste ano inclusive comemora 60 anos de atividades no Brasil! Comemora-se 200 anos da chegada das Bíblias em português no Brasil, que puderam entrar no país por causa da chegada do rei Dom João VI, que abriu os portos brasileiros para o comércio, e assim Bíblias em português vindas da Inglaterra encontraram os leitores do Brasil. Nem ao menos o site no final da matéria!! (http://www.sbb.org.br/) Com eles, vocês poderiam aprender ainda que a Bíblia é um livro religioso único, pelo fato de poder e precisar ser traduzido para outras línguas, diferente dos livros de outras grandes religiões do mundo, que não podem ser traduzidos. Aqueles que querem conhecê-lo precisam aprender a língua no qual foram escritos.

Enfim, aprendi que vocês colocam uma capa toda chamativa para enganar os leitores, trazendo no interior uma reportagem muito ruim. Talvez por isso a revista venha embalada (pelo menos na loja onde comprei estava) também, porque se as pessoas pudessem dar uma folheada e ver o teor de algumas matérias, como as acima referidas, não compraria a revista nunca.

Obrigado pela atenção

Paulo S. Albrecht
Pastor da CEL Cristo Redentor - RJ
Igreja Luterana - Zona Sul
pastorpaulo@igreja-cristoredentor.org.br
paulosamuelalbrecht@yahoo.com.br
www.igreja-cristoredentor.org.br

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O SOL DO NATAL


Os catarinenses necessitam de consolo no sentido literal da palavra. Consolo vem do latim cum + solis que significa “com sol”. No lugar da chuva, do céu nublado, é o brilho do Sol que eles mais precisam. Na verdade, o consolo sempre vem de cima, de alguém ou de alguma coisa que tem o poder de ajudar. Por isto a solidariedade, isto é, a ação de solidar, de oferecer solo para os que perderam o chão em todos os sentidos. A única solução – arrisco dizer que solução significa “ação do Sol” – aos catarinenses flagelados é o cum solis.
Cedo ou tarde, todos precisam de consolo. Nuvens pesadas e chuvas torrenciais são a coisa mais certa. Ninguém escapa! Diante desta certeza, a pergunta: temos um plano de emergência, uma “defesa civil” em estado de alerta? Parece que este foi o problema lá em Santa Catarina. A maioria não conhecia o chão onde pisava, nem estava preparada para a catástrofe. Percebe-se que o consolo eficaz é aquele que está à disposição igual aos botes salva-vidas num navio. Interessante dizer que o nome “Noé” vem da mesma raiz na língua hebraica do Antigo Testamento para “consolo” (Gênesis 5.29). Conhecemos a história deste pregador que prenunciou o Dilúvio por 120 anos e construiu um grande navio para salvar. O registro bíblico diz que a maioria zombou de Noé chamando-o de louco. Até hoje esta história é tida como um mito. Conclui-se com isto que sem fé o consolo perde a eficácia de resgatar.

Outro episódio marcante na Bíblia que fala de consolo é a escravidão do povo de Judá na Babilônia. Pode parecer assustador, mas os judeus foram avisados da tragédia. Bem antes do flagelo quando perderam pátria e liberdade, o profeta anunciou: “O Senhor, nosso Deus diz: Consolem, consolem o meu povo” (Isaías 40.1). Tais palavras divinas foram uma previsão meteorológica alertando: preparem-se para o temporal que se arma no horizonte, mas eu estou aqui e não os abandonarei. Isto aconteceu uns 600 anos antes de Cristo, e parecido com a história de Noé, a maioria do povo duvidou e rejeitou o consolo.

João Batista foi outro pregador do consolo: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto” ( Mateus 3.1). O evangelista lembra que “a respeito de João o profeta Isaías tinha escrito o seguinte: Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar!” Tais palavras vêm logo após o “consolem, consolem o meu povo”. Por isto João Batista é o famoso personagem do Advento – este período cristão que orienta para a verdadeira celebração do Natal.

Lembro tudo isto para perguntar: onde está o consolo neste Natal que vem chegando? Compras, presentes, festas – isto parece ser a salvação de vidas encobertas sob coisas, vidas sem sol. Aliás, os cristãos escolheram o 25 de dezembro – dia quando os gregos antigos lembravam o nascimento do deus-Sol – exatamente para alertar que coisas e criaturas jamais poderão consolar.
Marcos Schmidt
Pastor luterano
marsch@terra.com.br

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Call Center Divino


Ouvi falar de um tal de call center. Não sabia o que era. Quando descobri do que se tratava constatei que eu já conhecia, mas não sabia que se chamava assim: call center. Procurando uma definição, li que é um sistema telefônico computadorizado que permite atendimento de múltiplas entradas a partir de um único número. Numa linguagem popular é aquele serviço telefônico que muitos se aborrecem de usar. Você liga e escuta uma voz gravada, fria e inatingível. Quando então consegue falar com uma atendente, você tem a impressão de que tudo continua frio e previsível. Uma voz melosa e falsa do outro lado repetindo frases como: "um momento senhor" "desculpe senhor", "sua ligação é importante para nós"!
Ouvi a expressão call center porque foi divulgada pela mídia a aprovação do decreto 6523, que criou regulamentações para tornar o serviço mais eficiente ou menos chato. A verdade é que este tal serviço é chato porque é demorado, artificial e muitas vezes ineficiente.
E se comparássemos a "oração" com uma "ligação telefônica". E se comparássemos o atendimento de Deus com um call center, será que haveria pontos comuns? Uma comparação possível é a possibilidade de atender uma infinidade de ligações através de um mesmo número. Não sei como este sistema pode ser tão eficiente, mas de fato, Deus recebe e escuta todas orações, mesmo sendo bilhões a orar ao mesmo tempo. Porém, não existe nenhuma regulamentação quanto ao tempo de sermos atendidos. Deus é quem controla quando e como vai nos atender. O interessante é que é sempre do melhor jeito e sempre no tempo certo! Por isso que dizemos "amém" com tanta segurança.
Ao contrário dos call centeres, na oração, não temos uma resposta artificial e fingida. Bem pelo contrário! Deus oferece eficientíssimo serviço através de sua forte, sincera e poderosa Palavra: a Bíblia. Por isso, seguindo a idéia dos números telefônicos, deixarei alguns para você eventualmente ligar. Quando você estiver triste, ligue: Jo 14. Quando pessoas falarem de você, ligue Sl 27. Quando você estiver nervoso, ligue Sl 51. Ansioso e preocupado? Ligue Fp 4.6-7 ou Mt 6:19,34. Quando você estiver em perigo, ligue Sl 91. Quando Deus parecer distante, ligue Sl 63. Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hb 11. Está sentindo medo ou solidão? Ligue Sl 23. Quando você for áspero e crítico, ligue 1 Co 13. Para saber o segredo da felicidade, ligue Cl 3:12-17. Quando se sentir abandonado, ligue Rm 8:31-39. Para encontrar descanso, ligue Mt 11:25-30.
O Call Center Divino é realmente excelente! Além disso, não há outra regulamentação além da fé!
Pastor Ismar Pinz
ismarpinz@yahoo.com.br
Congregação Cristo Redentor – Pelotas, RS.

DESAPRENDER


Assisti no Fantástico o caso do pai de uma aluna de 12 anos que protestou com a forma da orientação sexual. Espantou-se com os comentários da filha sobre um pênis de borracha usado na sala de aula durante a explicação da professora sobre métodos contraceptivos. "Ela ficou bastante chocada, achou esquisito. Ela conta inclusive que na sala de aula houve muita brincadeira indecente e gozação com aquele objeto”, disse o pai à reportagem.
Parabéns a este pai do interior de São Paulo, também professor, que entrou com uma representação no Ministério Público contra a Secretaria Estadual da Educação. Teve coragem em dizer “não” às imposições do Ministério da Saúde que obrigam nossos filhos a entender do jeito deles a sexualidade. Tenho uma filha de 12 anos, e não quero que ela veja um pênis de borracha ereto numa sala de aula. Minha “pré-ocupação” não é com a gravidez precoce, mas com aquilo que é gerado na mente e no coração dela. Desta forma, assim como as escolas públicas não têm o direito de impor uma específica religião aos alunos, elas também não têm licença com respeito à orientação sexual dos nossos filhos. No entanto, estamos sob uma ditadura. O Fantástico mostrou isto. A dirigente regional de ensino, a diretora do Programa Nacional contra as doenças sexuais, e o promotor da Infância e Juventude foram unânimes em dizer que este pai está errado. Mas o pai pedagogo, no final, disse tudo: “Não podemos dar uma carta de motorista para um menino de 12 anos, assim como não podemos incentivar uma criança de 10 a 15 anos a ter uma relação sexual. A relação sexual tem que ser explicada que é dentro de um contexto de compromisso mútuo”.
Neste mesmo Domingo ouvi uma palestra do Osvino Toiller num encontro de casais, e entre tantas coisas sábias, o professor disse algo que me chamou atenção: “Hoje precisamos mais desaprender do que aprender”. Não é possível nem salutar tapar os olhos, ouvidos e mente para tudo o que se ensina por aí. Então, o único jeito é desaprender. É usar “camisinha” no coração. Uma proteção essencial, sobretudo contra esta forma doentia que contamina a vida dos jovens e da sociedade, e que gera tanta desarmonia na família. Por isto a recomendação bíblica: “É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a própria natureza dele e que se mostra em vida verdadeira” (Efésios 4.23,24).
Não sou contra campanhas sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. No entanto, o problema é a didática. Também não posso obrigar ninguém a aceitar meus princípios religiosos e morais. Mas creio que tem muita gente que pensa como eu penso. No Fantástico, 40% dos telespectadores telefonaram que concordavam com o pai. É isto que o governo e as escolas precisam compreender: nós, pai e mãe, temos o direito de saber o quê e como estão ensinando os nossos filhos. Mesmo que sejamos a minoria!
Marcos Schmidt
Pastor luterano
marsch@terra.com.br